quinta-feira, 9 de setembro de 2010

É para isso que os ensinamos e discipulamos. Quantos desses tradutores não foram ensinados desde pequenos a prezar e pregar a Palavra de Deus? Especialmente depois de ver tantos adolescentes desenvolvendo seus talentos e descobrindo outros no Acampamento Jovens Comprometidos, meu coração se enche de esperança de que Deus pode fazer ainda mais maravilhas através daqueles em quem investimos. Não podemos desistir!


Artigo Lendo sob a luz do sol
Por André Souza

Ouvi um testemunho impactante sobre a leitura da Bíblia. Trata-se de uma pessoa que não tinha a Bíblia traduzida para a sua própria língua. Sempre que tinha acesso à Palavra de Deus era através de uma segunda língua que não a sua. Depois de vários anos, um tradutor da Bíblia colocou em suas mãos as Escrituras em sua língua materna. A Bíblia foi lida e em seguida veio a exclamação: “Antes eu lia como se fosse na luz da lua, mas agora leio sob a luz do sol”.

Em português nós temos diversas versões da Bíblia, de modo que nos esquecemos de um número enorme de pessoas que sequer tem Jo. 3: 16. Fazer discípulos de todas as nações implica necessariamente em usar a Bíblia para cada povo e para cada língua, pois como diz a Palavra, ela “é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho”. (Sl 119. 105).

O problema é que muitos estão sem luz no caminho, de modo que tropeçam na escuridão de seus próprios enganos e pecados.

Tenho o privilégio, junto com meus colegas, de ver no fórum sobre o uso das Escrituras em línguas indígenas, mais de quarenta etnias representadas louvando a Deus em suas próprias línguas. No entanto somente cinco tem a Bíblia toda traduzida em sua língua; cinco das 252 tribos indígenas do Brasil! Notem que não estou falando do mundo todo, somente do Brasil.

A Palavra de Deus não volta vazia (Is. 55.11), mas muitos povos estão vazios de sua Palavra. A palavra de Deus é útil, mas para aqueles que a têm. A palavra de Deus mostra o caminho certo (Pv. 3. 5-6), mas para aqueles que podem “andar” (ler) por ela.

Não é possível, segundo meu entendimento, lermos tranquilamente as diversas versões em português sabendo que muitos povos do Brasil e do mundo, não têm a Bíblia em sua língua, ficando impedidos de ver a luz que ilumina o caminho.

Missão Evangélica da Amazônia
Informativo eletrônico Entre Nós
comunica@meva.org.br
blogdameva.wordpress.com
www.meva.org.br (em construção)
"Sem fé é impossível agradar a Deus"


Nenhum comentário: