quinta-feira, 2 de abril de 2009

Jesus saiu outra vez para beira-mar. Uma grande multidão aproximou-se, e ele começou a ensiná-los. Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Levi levantou-se e o seguiu. Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e "pecadores" estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam. Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com "pecadores" e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: "Por que ele come com publicanos e 'pecadores'?" Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores".
Marcos 2.13-17


Por mais que alguém saiba (embora não assuma) que está doente, se não for ao médico jamais terá a chance de ser tratado e curado. Semelhantemente, por mais que alguém saiba que é pecador, se não for a Cristo jamais terá a chance de ser salvo e santificado. Quanto menos se esse alguém nem sequer achar que é pecador. A questão não era o caráter das pessoas em questão, pois todas eram igualmente pecadoras. O problema estava na percepção de cada uma quanto à sua condição e a atitude decorrente dela.

Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: "Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não?" Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo. Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão. "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova".
Marcos 2.18-22

Tudo, em seu devido contexto, se explica. Se jejum era parte de um período intenso de oração, de fato, tendo o recipiente das orações fisicamente presente torna o jejum um tanto desnecessário. O tempo de jejuar não era aquele e logo os motivos para se jejuar seriam outros, pois o contexto também seria radicalmente alterado pela obra de Cristo.

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