terça-feira, 17 de março de 2009

8 Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus, 9 que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, 10 sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho. 11 Deste evangelho fui constituído pregador, apóstolo e mestre. 12 Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia.
2 Timóteo 1.8-12


O trecho começa com "portanto". Quando isso acontece eu sempre quero saber o que diz antes.
"Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido que também habita em você. Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." (2 Tm 1.5-7)
Realmente, pode ser que Timóteo titubeasse um pouco diante das circunstâncias, que, naqueles tempos, eram muito mais duras do que são atualmente no Brasil. Porém, então assim como agora, a palavra de encorajamento de alguém que continuava firme e confiante ante a certeza da morte por causa do Evangelho sempre ajuda a colocar tudo em persepectiva. Especialmente quando ele diz, "Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho".
Em outras palavras: Exploda-se tudo o que o homem pode fazer contra nós, seja zombaria, exclusão, tortura ou morte. Deus nos deu vida eterna em Cristo quando Lhe entregamos nossa vida e Ele não nos abandonará, pois é poderoso e fiel e "não pode negar-se a si mesmo" (2.13).
De fato, hoje é dia de falar do evangelho (como qualquer outro dia). Porém, também é dia de lembrar em oração daqueles que sofrem por amor a Cristo. Pedidos de oração não faltam.
http://www.portasabertas.org.br/

Nenhum comentário: