Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da Lei, tornei-me como se estivesse sujeito à Lei (embora eu mesmo não esteja debaixo da Lei), a fim de ganhar os que estão debaixo da Lei. Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei (embora não esteja livre da lei de Deus, e sim sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que não têm a Lei. Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele.
1 Coríntios 9.19-23
Pudera eu dispensar tão facilmente da "persona" que eu mesma criei por causa do evangelho... E isso não é nem questão de estar disposta a pagar micos, ou mesmo orangotangos para pregar Cristo. Isso qualquer um se acostuma a fazer quase.
Será que eu estaria disposta a abrir mão dos confortos a que me acostumei para realizar o meu atual ministério para realizá-lo em outro lugar com menos recursos? Será que me submeteria a uma tradição estranha para luz onde Deus me colocasse? Mas todas essas coisas ainda são um tanto externas. Será que, para servir a Cristo e anunciar o evangelho eu me deixarei mudar naquilo que é "bem o meu tipinho"? (Ex. Será que eu vou, um dia, deixar de ser tão retraída ao ponto de conseguir falar de Jesus com alguém no ônibus?)
A questão é, como Paulo, estar tão seguro de sua identidade em Cristo que tudo aquilo que se pensa ser essencial à sua "persona", seu caráter, se torna plenamente dispensável, mediante a confiança de que o Espírito o capacitará a superar seus bloqueios mentais (ou sociais), seu orgulho, seu medo, ou seja qual for a barreira que você mesmo montou ao redor da sua idéia de si próprio. O próprio Paulo o diz muito bem em Gálatas 2.20: "... já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." É assim que nos tornamos co-participantes do evangelho: permitindo que Ele (que é o centro do evangelho) transpareça.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário